O 32º aniversário do deputado estadual Gustavo Tutuca, no domingo, dia 12, reuniu um público seleto de empresários e políticos em Piraí, como o vice-governador Pezão, e mais de mil pessoas, entre amigos, familiares e eleitores.

Hoje, sábado, dia 18 de junho, o grupo Nossa Tribo e o DJ Bafo estarão sacudindo a noite do Escondidinho Acústico Bar, localizado na Vila Rica, das 23 às quatro da matina. Damas grátis até a meia-noite.

A coordenadora do curso de Design do UniFOA, Cristiana Fernandes, teve seu artigo “Design research - uma metodologia de pesquisa”, aceito com direito a defesa oral da tese no VI CIPED Congresso Internacional de Pesquisa em Design, “An Agenda for Design”, marcado para acontecer entre os dias 10 e 12 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal.

A prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o Centro de Cultura Fazenda da Posse e o Sesi, promove até o dia 31 de julho a exposição “Objetos”, das artistas plásticas Daniela Seixas e Mariana Katona Leal, com curadoria de Raphael Fonseca. As artistas vivem e trabalham no Rio de Janeiro e são mestres em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já o curador é mestre em História da Arte pela Unicamp e graduado na mesma área pela UERJ. Além da exposição, haverá o projeto “Encontros com a Arte”, que vai promover uma mesa redonda para os professores no próximo sábado, dia 25, às 10 horas, no Centro de Cultura, com o tema “Objetos artísticos: modos de apropriação”. Já o “Encontros com a Arte”, voltado para os alunos, acontece todas as quartas e quintas, das 14 às 17 horas, com visitas orientadas e atividades no laboratório de arte. As escolas, grupos e instituições que se interessarem em participar do projeto devem agendar a visita com antecedência pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo e-mail fazendadaposse@uol.com.br.

Mantendo a tradição de ter em seu programa de esportes convidados do meio artístico e musical, o apresentador do "Balanço Esportivo RJ", Edilson Silva, recebeu o ator Thiago Rodrigues e o cantor e compositor Nico Rezende, domingo passado, na CNT-RJ.

Cerca de 105 alunos de três turmas do curso Normal do Colégio Manoel Marinho, com a orientação da professora Késia Adriane do Nascimento Feitosa, apresentaram na segunda, dia 13, um projeto sobre a cidade do aço, tendo como tema “Volta Redonda Descobrindo o Passado, Construindo o Presente”. “Trabalhamos dois meses neste projeto que mostra a História de nossa cidade”, disse a aluna Muna Jaber, 16 anos, ressaltando a importância do trabalho para o conhecimento dos alunos. Além da música que fala sobre a alegria de viver em Volta Redonda e da poesia que fala de uma cidade que nasceu do sonho e trabalho de seus moradores, um painel de fotos mostrou o crescimento da cidade. Para a aluna Mariene Pacheco de Almeida, 15 anos, o projeto proposto pela professora serviu para aprimorar os conhecimentos dos alunos. “Além do conhecimento que adquirimos, ele serviu também para aumentar nossa habilidade em relação a profissão”, afirmou.

Atenção, católicos de Volta Redonda: a prefeitura confirmou a vinda do Padre Reginaldo Manzotti ao município. A apresentação do religioso acontecerá na Praça Brasil, no dia 8 de julho, como parte das comemorações do aniversário de 57 anos da cidade do aço.

Estão abertas até o dia 1° de julho as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Senai. São 1.500 vagas para todo o estado e, no Sul Fluminense, elas estão disponíveis para as unidades de Barra Mansa, Valença e Vassouras, para os cursos de Alimentos, Automação Industrial e Mecânica. Os cursos permitem a obtenção de habilitação profissional, por meio de diploma de Técnico de Nível Médio. Para a inscrição, é necessário que o candidato esteja cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 10. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone 0800-0231231 ou pelo endereço www.firjan.org.br/cursostecnicos.


Abertura da Jornada de Farmácia, com o presidente da Unimed Volta Redonda,
Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra.

Foi um sucesso a primeira Jornada de Farmácia do Hospital Unimed, evento inédito na região e que reuniu, durante dois dias, diversos profissionais da área, interessados em ampliar o conhecimento. Estiveram presentes, entre outros, o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dr. Paulo Oracy, recebido pelo presidente da Unimed Volta Redonda, Luiz Paulo Tostes Coimbra. A organizadora e farmacêutica do Hospital Unimed, Juciana Queiros, disse que a repercussão foi tão boa que a direção da Unimed já está estudando a possibilidade de viabilizar a II Jornada de Farmácia.

Uma nova escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) será inaugurada em Cruzeiro, em São Paulo, a pouco mais de uma hora da cidade do aço. A inauguração está prevista para 2012 e a unidade ocupará um espaço de 10.000 m², podendo beneficiar cerca de 20 cidades das regiões do Vale do Paraíba e Sul de Minas.
Além de oferecer cerca de 45 cursos, muitos deles com alta demanda no mercado, exigindo formação tecnológica e no segmento industrial, a escola deverá oferecer cursos gratuitos, como o de costureiro industrial.

O jogo ‘Jecripe’, desenvolvido por alunos da UFF, criado para estimular e atender às necessidades específicas de crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar, foi indicado ao prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, edição 2011, da secretaria estadual de Cultura, na categoria ‘Novas Mídias’. A iniciativa é inédita na criação de jogos eletrônicos por ser dirigido a um segmento até então ignorado por projetos similares. No aplicativo, as atividades são lúdicas, mas progressivas, estimulando a criança em operações interativas tais como mover, clicar e arrastar o mouse e imitação de gestos por meio de música e dança. O personagem principal, Betinho, tem feições de uma criança com síndrome de Down, aspecto diferencial e inovador em jogos eletrônicos. A proposta foi desenvolvida por equipe multidisciplinar coordenada por André Luiz Brandão, aluno de doutorado em Computação Visual, sob a supervisão do professor Esteban Clua, do Instituto de Computação da UFF. Veja mais em www.jecripe.com.

O projeto ‘Somos Muitos, Somos Um’ promove hoje, sábado, dia 18, a partir das 16 horas, o workshop ‘A consciência transpessoal e suas ferramentas para uma vida plena – alternativas simples rumo ao equilíbrio emocional’, ministrado pela psicoterapeuta Marilane Leite. O evento será no Teatro Gacemss 2, na Vila, e é aberto ao público. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível. As doações serão entregues ao Asilo Dom Bosco. Mais informações em (24) 8812.4521.

O querido ‘vovô’ da redação, o nosso Oswaldo de Barros, é um homem de sorte e o mês de junho lhe reserva bons momentos. No sábado, dia 11, por exemplo, comemorou o aniversário da Adalmira, mãe de seus netos Luiz Felipe e Iasmin, na foto ao lado da vovó Maria Célia. No dia 6, vovô já tinha comemorado o aniversário da Sheila Cristina, que na foto, aparece ao lado do filhão Pedro e do marido, o arquiteto Álvaro.

Termina amanhã, domingo, dia 19, a 6ª edição da Agrofest (Festa da Agricultura Familiar) de Barra Mansa. O evento, que é uma organização da APARSRICA (Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rita de Cássia), está animando os cerca de dois mil moradores da localidade, sem contar as mais de 10 mil que todo ano prestigiam o evento.

Desde quarta, 15, os internautas do aQui que acompanham o site www.belladasemana.com.br já estão ‘curtindo’ as fotos do ensaio da gaúcha Bárbara Zavarese. Prestes a completar 21 anos, Bárbara é assistente de palco do programa Studio Pampa, em Porto Alegre, e começou a carreira de modelo há pouco mais de um ano. Não bastassem as poses provocantes no ensaio do Bella da Semana, Bárbara gosta de impressionar com atitudes inesperadas. “Para surpreender um cara na cama eu faço o que nenhuma outra fez anteriormente”, diz a beldade. Tem mais. Ela revela que já beijou uma amiga e que gosta de viver um dia de cada vez. “A vida é curta, temos que aproveitá-la”, disse. Temos mesmo! Crédito: www.belladasemana.com.br.

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do concurso Musa do Brasileirão 2011, que o Globoesporte.com realiza em parceria com o Esporte Espetacular e o Caldeirão do Huck. O objetivo é eleger a torcedora mais bonita da competição, entre as fãs dos 20 clubes que disputam a série A do Campeonato Brasileiro 2011. As inscrições vão até o dia 7 de agosto. O concurso este ano terá uma novidade: o Globoesporte.com vai publicar o perfil de cada candidata com as informações enviadas no momento do cadastro, para que os internautas possam conhecê-las. Para participar, a concorrente precisa ter no mínimo 18 anos, demonstrar conhecimento e verdadeira paixão pelo time do coração.

A torcedora deve fazer um login e senha de acesso para a inscrição na Globo.com. Caso já possua um cadastro em algum serviço do portal, esse também poderá ser utilizado. Vale ressaltar, que é importante manter os dados atualizados, para que a produção possa entrar em contato com a candidata sempre que necessário.
As concorrentes deverão ler e concordar com o regulamento, preencher os dados pessoais, responder a um questionário, além de enviar fotos e vídeos. Cada torcedora poderá enviar até dez fotos e no máximo cinco vídeos. Todo material recebido será avaliado pela produção do Concurso Musa do Brasileirão antes de ser publicado no perfil das candidatas.

Ao fim das inscrições a produção selecionará algumas candidatas de cada time, para conhecê-las pessoalmente. Desse grupo, serão definidas duas candidatas por clube, que participarão da votação popular entre 27 de agosto e 2 de setembro. O resultado das 20 Musas eleitas será anunciado no dia 4 de setembro. As eliminatórias e a grande final, que coroa a Musa do Brasileirão, acontecem no programa Caldeirão do Huck.
Foto: Nina Fortini Musa do Brasileirão 2010. Crédito: André Durão/www.globoesporte.com

 

Hoje, sábado, a partir das 22h15min, a Band vai transmitir ao vivo e com exclusividade o Miss Rio de Janeiro 2011. O portal eBand (www.eband.com.br) também exibirá a festa que ocorrerá na Barra da Tijuca, que será comandada por Adriane Galisteu. “Estou amando apresentar os eventos. Acho muito legal a Band dar uma nova vida a esses concursos porque sou da época em que eles eram muito valorizados. O Miss Rio será especial; a beleza carioca está sempre na moda”, analisa a artista.

As misses, incluindo as de Volta Redonda (Isadora Meira) e Barra Mansa (Mayara, aluna do curso de Direito do UniFoa), nas fotos acima, passaram os últimos dias cumprindo uma maratona de compromissos, como ensaios, sessões de fotos, provas de cabelo e maquiagem, entre outros. Muitas aproveitaram para visitar o Corcovado, Pão de Açúcar, Arpoador e Parque Laje (Jardim Botânico).

A disputa será iniciada com 27 candidatas e os jurados escolherão, nesta ordem, 12, 5, 3 e, finalmente, a ganhadora. A Miss Rio de Janeiro vai ganhar uma moto zero km, 10 mil reais em roupas, bolsa de estudos de um curso de inglês e a tão sonhada coroa. A transmissão será feita com 10 câmeras em HD, sob o comando de Rodrigo Branco, e ao som do grupo Jeito Moleque.

O Rio de Janeiro já elegeu uma Miss Brasil em oito ocasiões, sendo que a última foi em 1981. A pioneira na dupla conquista – Miss Rio de Janeiro e Miss Brasil – foi Adalgisa Colombo, hoje com 71 anos, que se consagrou em 1958: “É muita emoção ter entrado para a história como a primeira Miss Rio, que na época ainda era Distrito Federal, que se tornou Miss Brasil. Foi uma experiência inédita de que tenho muito orgulho”. A eterna miss acredita no potencial das cariocas que, segundo ela, têm chances na edição nacional: “Torço e tenho muita confiança nas lindas mulheres do estado”, disse; É. Ela tem razão. A vencedora participará, no dia 23 de julho, do Miss Brasil, que a Band também exibirá com exclusividade em rede nacional.

Os artesãos do Vale do Café estão se organizando para agregar mais valor ao turismo no sul do estado. É que eles aprovaram a realização de uma feira de artesanato do Vale do Café – atração ainda inexistente no calendário de eventos fluminenses. A decisão foi tomada no Seminário Cadeia Produtiva da Economia do Artesanato no Vale do Café: Agregando Valor ao Turismo, promovido pela secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com 13 prefeituras, em Barra do Piraí. Outra ideia aprovada foi a necessidade da realização de um plano de marketing regional para o artesanato.

A Asssembleia Legislativa lançou na segunda, 13, a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio. A principal bandeira é a expansão do limite de crédito na tabela do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Micro e das Empresas de Pequeno Porte (Simples), do Governo Federal. Coordenador da frente e líder do governo na Alerj, o deputado André Corrêa explica por que defende a causa: “Hoje, são enquadradas no sistema apenas empresas que faturam até R$ 2,4 milhões por ano. Queremos que esse processo suba para R$ 3,6 milhões”, disse. Segundo o parlamentar, ao aumentar o limite o governo consegue fazer com que os empresários paguem menos INSS. “Assim, eles podem gerar mais emprego para a população”, crê André Corrêa.

O campus Nilo Peçanha do Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Pinheiral, promove no dia 9 de julho, das 9 às 17 horas, o IV Encontro de Ex-Alunos da instituição. A expectativa é que o evento, que terá abertura solene, momento de integração e apresentação de banda musical, reúna mais de 500 alunos de diferentes épocas e de diversas regiões do país. Mais informações pelo telefone (24) 3356.3610.

O Porão Hall apresenta no dia 2 de julho o show do cantor Nando Reis, acompanhado da banda ‘Os Infernais’. Embora os camarotes já tenham sido todos vendidos, ainda existem mesas de frente para o palco, com atendimento personalizado de bar e área privilegiada. Os ingressos Vip estão sendo vendidos a R$ 50,00 e os para a pista, a R$ 30,00. Eles podem ser adquiridos na Rilmo Calçados, em Barra Mansa e Volta Redonda, no Porão Hall e na Planet Girls, no Sider Shopping, em Volta Redonda. Mais informações pelos telefones (24) 3323.0974 e 9838.2296.

Atenção músicos e compositores: a partir de 1º de julho todos já poderão se inscrever para a 30ª edição do FEMUPI (Festival de Música Popular de Piraí), cujas finais serão disputadas de 26 a 28 de agosto, com a realização de shows de estrelas da música popular brasileira. A ficha de inscrição será disponibilizada de 1° a 29 de julho no site da prefeitura de Piraí, (www.pirai.rj.gov.br), onde também poderão ser obtidas todas as informações sobre preenchimento e envio. A inscrição é gratuita. Cada autor ou grupo poderá inscrever no máximo duas músicas, obrigatoriamente inéditas.

Hoje, sábado, dia 18, a OAB-BM realiza, das 9 às 18 horas, o curso de Peticionamento Eletrônico, cujo centro foi inaugurado na quinta, dia 16, na Casa do Advogado de Barra Mansa. O curso é gratuito e aberto a advogados, estagiários e estudantes de Direito. As inscrições são feitas pelo site www.oabrj.org.br ou pelo telefone (24) 3323-4217.

A Fundação de Cultura de Barra Mansa promove na terça, dia 21, às 9 horas, um Concerto Didático, com a Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa. Será na Escola Municipal Independência e Luz, na Avenida Presidente Kennedy, no Getúlio Vargas.

A Associação de Moradores do Paraíso de Cima, em Barra Mansa, promove um show gospel hoje, sábado, dia 18, na quadra poliesportiva do bairro.

O feriadão de 23 a 25 de junho será comemorado pelos moradores da Colônia Santa Antônio, com a realização da tradicional Festa de São João Batista, no Condomínio Novo Horizonte, com atividades religiosas.

ANIVERSARIANTES d'aQui

Juliana Martins Viana aniversariante de segunda, dia 13 de junho, é filha do casal Elizabeth Martins Viana e Ronaldo Ferreira Gomes. Ela mora em Barra Mansa, trabalha na prefeitura de Rio Claro e namora sério o Jony Guedes.

A voltarredondense Marcelle Garcia de Castro comemorou seu aniversário no dia 15, quarta, ao lado dos pais José Cândido da Silva e Siméia Garcia de Castro. Está solteiríssima, mas garante que “algo está encaminhado, o que a deixa muito feliz!”. Trabalha na Siemens na CSA e enquanto isso vai estudando para se formar em administração de empresas pela FASF.

Embora longe dos amigos de Volta Redonda, Anna Trindade, aniversariante de quinta, dia 16 de junho, comemorou a data ao lado dos pais Cláudia Maria Caribé Trindade e Edson Trindade que moram atualmente em Campo Grande (MS). Ela é bacharel em Direito, formada em janeiro de 2010.

Carla Linhares também aniversariou na quinta, dia 16 de junho. Leitora assídua do aQui, Carla curtiu a data ao lado do marido, Maiquel Rocha, e dos pais Fátima Chaves Linhares e Antônio Carlos Linhares. Ela é Analis de Sistemas e vai prestar concurso para Área Jurídica.

Ontem, sexta, dia 17 de junho, a jovem Valéria Frossard da Silva, natural de Volta Redonda acordou recebendo os abraços dos pais Marcos Valério e Rosilene Frossard e do irmão, Vinícius Frossard. Ela está cursando o 3º ano do ensino médio e trabalha em um consultório odontológico, preparando-se para ingressar numa faculdade de psicologia. Aproveitou a nota para mandar beijos pro namorado Arthur da Silva e um grande abraço para a cunhada Ana Beatriz Souza, que também aniversariou ontem dia 17. “E um abraço pra galera da JUBASULF”, fez questão de escrever.

Carina Guiscafré vai acordar amanhã, domingo, dia 19 de junho, recebendo beijos e abraços do pai, José Maurício Coutinho Alves, e da mãe, a arquiteta Catarina Guiscafré Niell pela passagem de mais um aniversário. Ela é designer e dentro em breve estará inaugurando o Espaço Criar.

A contadora Sônia Márcia Bastos de Oliveira, casada com o também contador Carlos Alberto de Oliveira, ambos de Volta Redonda, vai trocar de idade na próxima sexta, dia 24. A filha, Ana Carolina, está encarregada de organizar a festa e promete surpreender a mãe.

A voltarredondense Vanessa Silva Lourenço comemorou seu aniversário no dia 14 de junho, terça-feira, ao lado das filhas Jullya e Yasmin.



Na quarta, dia 15, o casal Edson e Margareth Bueno, de Volta Redonda, comemorou seus 27 anos de casamento. Foi uma data especial por um simples detalhe: foi o primeiro ao lado do netinho.

O engenheiro voltarredondense Tarcísio Leijoto, na foto, assumiu na sexta-feira da semana passada, dia 10, a direção da Loja Maçônica Independência e Luz II de Volta Redonda. E ontem,sexta, dia 17, comemorou o aniversário da esposa Mara Regina Campos, no detalhe, divertindo-se com a Netinha Maria Eduarda, de 5 anos, filha de Natália.

Aniversariante da semana:

Segunda, 13 de junho: Alexandre Bisinella, Juliana Martins Viana, Gustavo Tutuca, Gabriela Luiza, Ana Carolina Junqueira, Camilla Kalil, Narunna Gomes, Vânia Victorino,
Terça, 14 de junho: Fernando Marlos, Lenita Brandt, Vanessa Silva Lourenço, Águida Barbosa,
Quarta, 15 de junho: Luana Lanes, Diogo Keller Botelho, Adriana Berlando, Jane Chiesse Zandonade, Marcelle Garcia de Castro,
Quinta, 16 de junho: Carla Linhares, Gabriela Santos, Aline Pereira Ramos, Eluiza Garcia, Anna Trindade, Josi Oliveira, Bibi Fabiana, Bruna Rodrigues,
Sexta , dia 17 de junho: Tarcisio Leijoto, Márcia Flores da Silva, Mara Regina Campos,
Valeska Fagundes, Camila Dalboni, Valéria Frossard da Silva, Liliane Lopes, Jéssica Nakagawa, Natalia Ribeiro,
Sábado, dia 18 de junho: Filippe Moura, Viviane Andrade, Alexandre Cardoso, Larrisa Barreto, Rodrigo Silva, Marina Gussem, Vanessa Ramagem, Lingi Daer, Patrícia Fonseca, Marcelo Carneiro, Moacyr do Carmo Filho,
Domingo, dia 19 de junho: Josie Carneiro Figueiredo, Fátima Borges, Rosana Bergone,
Nathy Rosestolato, Roberta Caulo, Fabiana Clemente, Euler Figueiredo, Gabriel Marques Camargo, Carina Guiscafré


© Jornal aQui. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.